Cirurgia Bariátrica

Como funciona o processo cirúrgico bariátrico?

 

A cirurgia bariátrica começa muito antes do ato cirúrgico. O tratamento se inicia a partir do momento que o paciente tem a primeira consulta com o cirurgião e é envolvido no preparo pré-operatório, com psicólogos, nutricionistas, endocrinologistas e toda uma equipe multidisciplinar. 

O ato cirúrgico em si é apenas a ferramenta para que o paciente mude os hábitos de vida, antes impossibilitado pelo próprio organismo. O problema das pessoas que têm a doença obesidade não é emagrecer, mas manter a perda do peso, pois possuem um desbalanço hormonal que atua a nível central e faz com que eles se comportem de maneira diferente diante de uma restrição alimentar.

Depois de certo tempo de dieta, eles acabam ganhando peso novamente porque o apetite aumenta, leva mais tempo para ser saciado e o organismo absorve mais e gasta menos. Então, para que o paciente não volte a engordar, é importante que tenha o acompanhamento pós-cirúrgico para avaliação das carências de vitaminas, de oligoelementos, além de trabalhar aspectos comportamentais para que leve uma vida muito melhor que a que ele tinha antes.

Logo, a cirurgiã bariátrica do HSM e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) , Dra. Ana Crolina Fernandes, sana as principais dúvidas sobre o processo bariátrico no vídeo a seguir.

 

Saiba mais na página 6 da Revista Parecer Médico.

Nossa agenda de consultas, presenciais e/ou por telemedicina, está aberta. Marque a sua!