Neurocirurgia

Centro de Medicina Intervencionista - CMI 

 

O Hospital Santa Marta participa do grupo seleto de hospitais que oferecem a "medicina intervencionista", em todos os seus aspectos. Medicina intervencionista é aquela que pratica procedimentos cirúrgicos por meio de cateteres introduzidos por via percutânea (sem cortes) e de imagens, aumentando o conforto e reduzindo, ao máximo, o trauma que representam os procedimentos de alta complexidade. No CMI, também são realizadas neurocirurgias.

 

O Centro de Medicina Intervencionista (CMI) funciona em tempo integral e está localizado no 1º andar do HSM. O CMI ocupa área de 305m², dispondo de duas salas de cateterismo com equipamentos de altíssima qualidade, salas de recuperação com todos os equipamentos para a monitoração e o suporte para seus pacientes. 

 

Diferenciais: 

 

  • Equipe inter e multidisciplinar: eletrofisiologistas pediátrico e adulto, hemodinamicistas, angiologistas, radiologistas e neurointervencionistas, além de enfermeiros com formação na área de procedimentos invasivos.
  • Estudo eletrofisiológico convencional e ablação.
  • Sistema Eletroanatômico de mapeamento, denominado CARTO e PVAC.
  • Implante percutâneo de valva aórtica, tratamento menos invasivo que a cirurgia convencional no tratamento da estenose aórtica.

 

Centro Cirúrgico

 

O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Marta possui 8 salas equipadas para procedimentos de alta complexidade, incluindo um microscópio de última geração e inédito no DF. Saiba quais são as principais cirurgias neurológicas realizadas no HSM: 

 

1) Neurocirurgia do Trauma: procedimentos neurocirúrgicos decorrentes Cirurgias Trauamatismos Crânio- Encefálico.

2) Neurocirurgia Oncológica: microcirurgias para tumores intracranianos.

3) Neurocirurgia vascular: microcirurgias para tratamento de aneurismas cerebrais e malformações vasculares intracranianas.

4) Neurocirurgia Endovascular: cirurgias endovasculares (na hemodinâmica) para tratamento de AVCi (acidentes vasculares encefálicos isquêmicos), de aneurismas cerebrais e malformações vasculares intracranianas e cervicais.

5) Neurocirurgia de Base de Crânio: cirurgias de doenças da base do crânio.

6) Neurocirurgia para Eplepsia: cirurgias para tratamento de epilepsia graves e refratárias ao tratamento clínico. 

7) Neurocirurgia Pediátrica: procedimentos neurocirúrgicos em pediatria, neuroendoscopias, malformações, anomalias do desenvolvimento e hidrocefalia pediátrica.

8) Neurocirurgia de Coluna: cirurgias para tratamento das doenças da coluna.

9) Neurocirurgia de Nervos Periféricos: cirurgias para tratamento de doenças dos plexos braquial, lombar e sacral bem como de nervos periféricos.

10) Procedimentos neurocirúrgicos para tratamento da hidrocefalia e dos demais distúrbios hidrodinâmicos no adulto.