O Pronto-Socorro do Hospital Santa Marta possui Linhas de Cuidados que contemplam a assistência ao paciente cardiológico, neurológico e ortopédico desde a sua passagem pela triagem até a alta hospitalar. O objetivo é gerar mais assertividade, agilidade e segurança no atendimento a esses pacientes críticos.  
 
• Para Dor no Peito
Essa linha do cuidado atende pacientes com queixas de dor no peito aguda ou de seus equivalentes, isto é, sintomas compatíveis com a possibilidade de serem decorrentes de um infarto agudo do miocárdio ou de outras doenças cardiovasculares graves. Em casos críticos, como infarto com supra, por exemplo, o período entre a chegada do paciente no Hospital e o tratamento na Hemodinâmica não ultrapassa 90 minutos – tempo ideal preconizado pelas sociedades médicas.  
 
• Para Derrame (AVC)
Um dos fatores críticos nos pacientes que apresentam sinais e/ou sintomas de Derrame (AVC) é o tempo de atendimento. A submissão ao Protocolo de AVC, em até 4h30 após o início dos sintomas, propicia chances maiores de o paciente evoluir sem sequelas.
 
• Para Quedas e Fraturas 
Quando o paciente com lesões graves é recepcionado no Pronto-Socorro, a equipe de ortopedistas é acionada. O cirurgião presta o primeiro atendimento e avalia se há necessidade de uma internação ou intervenção cirúrgica. Essa avaliação é fundamentada em exames físicos, diagnósticos de imagens e, quando necessário, avaliações da equipe médica multidisciplinar.
 
Manchester
Desde novembro de 2015, o Pronto-Socorro do HSM conta com o sistema ToLife de Classificação de Risco em Urgência e Emergência. Baseado no Protocolo de Manchester, ele é homologado pela ANVISA e objetiva otimizar a assistência de acordo com a prioridade e minimizar riscos assistenciais, hierarquizando o atendimento conforme a gravidade, e não pela ordem de chegada.
 
Entenda como funciona:
 
1.       Assim que o paciente chega ao Pronto-Socorro é realizada a habilitação no sistema pela equipe administrativa. Em seguida, ele é direcionado à equipe de enfermagem para realização da classificação de risco, utilizando o ToLife, ou seja, um aparelho informatizado para medição automática dos sinais vitais: pressão arterial, oximetria, termômetro timpânico para verificação da temperatura, frequência cardíaca e respiratória e escala de dor adulto e pediátrica.  De forma previamente parametrizada, o paciente é classificado por gravidade da emergência por meio de cores.
 
Vermelho = Emergência: atendimento imediato
 
Laranja = Muito Urgente: atendimento em até 10 minutos
 
Amarelo = Urgente: atendimento em até 1 hora
 
Verde = Pouco Urgente: atendimento em até 2 horas
 
Azul = Não Urgente: atendimento em até 4 horas
 
2. O paciente é informado sobre sua classificação, recebe uma pulseira e, conforme a cor, fica ciente da sua prioridade, além de acompanhar por meio de um painel, o tempo médio de espera por especialidade. 
 
Outra vantagem do ToLife é a redução no tempo de classificação: de oito minutos para uma média de um minuto e meio, o que descongestiona o fluxo de pacientes e agiliza o processo. Segundo a Diretora Assistencial, Dra. Vilany Mendes, um dos maiores benefícios da novidade é segurança da assistência para a Instituição, para o profissional e principalmente para o paciente, com a garantia do processo por biometria. “A pessoa que estiver em risco será atendida com agilidade e receberá os cuidados adequados de forma imediata, minimizando o tempo de espera e diminuindo sequelas”, ressalta.