Hospital Santa Marta é referência no tratamento de TRAUMAS.


Última atualização: 27/07/2022 16:59:36

 

 

 

 

 

 

 

Acidentes automobilísticos, domésticos, com arma de fogo, agressões, quedas, intoxicações, afogamentos... Infelizmente, ninguém está isento de fatalidades assim, mas com uma equipe médica e multidisciplinar especializada e protocolos assertivos é possível reestabelecer a saúde do paciente nessas circunstâncias.

É exatamente essa função, de atendimento emergencial, que o Serviço de Trauma do Hospital Santa Marta salva muitas vidas. A equipe multi e interdisciplinar é formada por cirurgiões especialistas em trauma, ortopedistas, neurocirurgiões, cirurgião bucomaxilofacial, cirurgiões gerais, técnicos de enfermagem, enfermeiros, emergencistas, dentre outros. Juntos, conduzem ao tratamento resolutivo para o melhor desfecho clínico para o paciente.

“Identificamos as ameaças imediatas ao realizarmos os procedimentos salvadores de vida. Depois, definimos as estratégias terapêuticas, de acordo com as lesões encontradas”, explica o Coordenador do Serviço de Cirurgia de Trauma HSM, Dr. Rodrigo Caselli.

Nas intervenções cirúrgicas mais tradicionais, de acordo com o Dr. Caselli, geralmente incluem a abordagem avançada ou até cirúrgica de uma via aérea comprometida durante a avaliação inicial do paciente. ““Temos experiencia em traumas abdominais contusos e penetrantes, onde podem ser utilizados tratamentos videoendoscópicos, angioembolizações ou mesmo laparotomias exploradoras”, informa o médico emergencista e cirurgião de trauma.

Outro campo de atuação assertivo é com as toracotomias, quando o tórax do paciente é aberto e são feitas intervenções sobre o pulmão, coração e grandes vasos. Também, se preciso for, o time de especialistas realiza as cervicotomias para exploração do pescoço e controle de lesões vasculares ou lesões de esôfago e traqueia.

“Todas essas situações ocorrem de forma aguda, em um ambiente de Pronto-Socorro (PS), com quadro hemorrágico em curso, onde outras especialidades como cirurgia cardíaca, cirurgia torácica ou cirurgia vascular não estão prontamente disponíveis a tempo, diante de um paciente que está rapidamente descompensando”, enfatiza Dr. Rodrigo Caselli.

Cabe reforçar que o HSM dispõe de uma linha de cuidado integral, com todos os recursos tecnológicos necessários ao atendimento, como Tomografias, Ressonâncias, Endoscopias, Hemodinâmica, Terapia Intensiva e Banco de Sangue – tudo 24 horas. Somos Especializados em Traumas.