Antevendo as atividades que possam permitir a excelência no exercício da moderna medicina, o Hospital Santa Marta definiu o Ensino e a Pesquisa como pilares de sustentação para as suas atividades assistenciais.

Nessa missão, o Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (ISMEP) tem a responsabilidade de gerar e disseminar o conhecimento, qualificar novos profissionais e prover um ambiente que favoreça a atração e retenção de talentos. Para isso, foram investidos recursos para a criação de um grande centro, anexo ao HSM, com múltiplos espaços destinados a possibilitar atividades de pesquisa, além de eventos e cursos simultâneos.

É preciso encontrar soluções inovadoras e eficientes para os desafios da prática médica diária. Para apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas ou clínicas, criou-se então a Comissão Científica do HSM, que tem como objetivo fomentar e regulamentar a geração de projetos que possibilitem o aprimoramento do conhecimento de médicos, profissionais da saúde e gestores da área, bem como a geração de novas tecnologias, contribuindo assim para uma assistência à saúde ainda melhor. Atuando em conjunto com a Comissão Científica, o Comitê de Ética em Pesquisa do HSM, garante a integridade ética sobre todos os projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição.

Talentos precisam ser descobertos, estimulados e, sobretudo, incorporados. Não é possível construir um Hospital apenas pela agregação de excelentes profissionais recrutados de outros centros. Há uma condição básica para o sucesso, que é a institucionalização das pessoas e do conhecimento. E as atividades de Ensino e Pesquisa são fundamentais para alcançar este objetivo.