Estrutura
A estrutura do Hospital Santa Marta para cirurgias cardíacas compreende Centro Cirúrgico com recursos tecnológicos avançados, UTI Adulto e Pediátrica para suporte pós-operatório. Conheça nossa estrutura:
Centro de Medicina Intervencionista - CMI
O CMI é referência para tratamento percutâneo com capacidade para diagnosticar e tratar adequadamente diversas patologias que comprometem o sistema Cardiovascular.
Entre os serviços disponibilizados, estão: Hemodinâmica, Arritimologia Cardíaca, Eletrofisiologia Cardíaca, Cirurgia Vascular e Endovascular, Radiologia Intervencionista, Neurorradiologia Intervencionista, Angiografias e Arteriografias.
Diferenciais:
Centro Cirúrgico
O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Marta possui 8 salas equipadas para procedimentos de alta complexidade, incluindo cirurgias cardíacas e torácicas. Entre elas:
UTI Coronariana e UTI Pediátrica
A UTI Cor é especializada em doenças cardiovasculares e em pós-operatório de cirurgias cardíacas. Ela conta com 10 leitos individuais, equipados com TV a cabo, respiradores artificiais, monitores multifuncionais e ainda janelas que permitem entrada de luz natural, tornando o ambiente mais leve. Possui ainda equipamentos de monitorização cardíaca invasiva, minimamente invasiva e não invasiva, suporte hemodinâmico com balão intra-aórtico, ecodopplercardiografia, marcapassos trans-cutâneos e trans-venosos.
A equipe consiste em cardiologistas intensivistas, arritmologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, equipes de cirurgia cardíaca e cardiologia intervencionista. Por tudo isso, a UTI Cor do Santa Marta é considerada a mais moderna, humana e confortável UTI Cardíaca do DF.
A UTI Pediátrica do HSM também está preparada para receber pós-operatório cardíaco em crianças de 29 dias a 14 anos de idade.
Pronto-Socorro
O PS do Hospital Santa Marta utiliza o Protocolo de Manchester para classificar a prioridade do atendimento. Isso confere mais segurança para o paciente em estado crítico, que será atendido com urgência ou emergência.
A linha do cuidado cardiológico atende pacientes com queixas de dor no peito aguda ou de seus equivalentes, isto é, sintomas compatíveis com a possibilidade de serem decorrentes de um infarto agudo do miocárdio ou de outras doenças cardiovasculares graves.
Em casos críticos, como infarto com supra, por exemplo, o período entre a chegada do paciente no Hospital e o tratamento na Hemodinâmica não ultrapassa 90 minutos – tempo ideal preconizado pelas sociedades médicas.