O gerenciamento da UTI Adulto do Hospital Santa Marta recebeu o selo de Gestão da Qualidade e Desempenho, chancelado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), por dois anos consecutivos (2016 e 2017).
Isso significa que o HSM gerencia seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a RDC07 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, através do Sistema Epimed Monitor UTI Adulto, contribuindo para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e segurança dos pacientes no país.
Como parte das ações para aprimorar, cada vez mais, o cuidado aos pacientes e proporcionar uma assistência de alto nível, o Santa Marta, desde 2014, faz parte do programa UTIs Brasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva, fruto da parceria da AMIB e a Epimed. O objetivo é caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs e compartilhar informações que possam ser úteis na orientação de políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no Brasil.
A Integridade dos dados tem atingido patamares de desempenho muito bons, o que demonstra o comprometimento de todos os envolvidos no resultado assistencial.
Além disso, a Unidade de Terapia Intensiva do HSM se destaca pelo programa de humanização, que permite o acompanhamento do paciente pelos familiares em tempo integral; oferece leitos individualizados, sendo a maioria com janelas, o que permite ao paciente ver o ambiente externo; possui leitos de isolamento para patologias com risco de contágio, além de ala neurocrítica, uma sala para pequenos procedimentos cirúrgicos e outra para acolhimento dos familiares. Os profissionais também contam com áreas confortáveis e exclusivas para descanso e sala de reuniões.