Acreditação Internacional Qmentum

O Hospital Santa Marta faz parte do Programa Qmentum Internacional - IQG - metodologia de excelência que orienta e monitora em qualidade e segurança, utilizando critérios com validação mundial.

O Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde, aplicado em mais de 30 países, que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

PRÁTICAS ASSISTENCIAIS OBRIGATÓRIAS - ROPs

O modelo tem como prioridade a consolidação das ROPs, que são práticas essenciais que as organizações devem implementar para melhorar a segurança do paciente e minimizar os ricos no ambiente hospitalar.

Na prática, uma ROP é apresentada como uma meta estabelecida, acompanhada por testes de conformidade que irão avaliar a sua eficácia. 

Quando a ROP é bem assimilada pela equipes profissionais, a organização hospitalar consegue atender aos testes de conformidade que comprovam a sua efetividade e, assim, pode atingir a meta estabelecida.

O Diretor Médico do Hospital Santa Marta, Dr. Roberto Abreu, faz a apresentação das ROPs para o Hospital Santa Marta.

 

As ROPs são classificadas em seis áreas de segurança do paciente. Cada uma com a sua própria meta. 
CULTURA DE SEGURANÇA: criar uma cultura de segurança dentro da organização. 
COMUNICAÇÃO: aperfeiçoar a eficácia e coordenação da comunicação entre os profissionais e o paciente em todo o ciclo do tratamento. 
USO DE MEDICAMENTOS: garantir o uso seguro de medicamentos. 
FORÇA DE TRABALHO: criar um ambiente que contribua para a prestação segura do cuidado. 
PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO: reduzir o risco de infecções associadas ao atendimento da saúde e o seu impacto nos resultados. 
AVALIAÇÃO DO GRAU DE RISCO: identificar os ricos de cada paciente. 
 

ROPs