Home Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa I Jornada Assistencial de Radiologia do Hospital Santa Marta
I Jornada Assistencial de Radiologia do Hospital Santa Marta PDF Imprimir E-mail
Ter, 12 de Dezembro de 2017 09:26

I Jornada Assistencial de Radiologia do Hospital Santa Marta

O evento aconteceu no dia 23/11, no Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (ISMEP), e contou com uma programação abrangente que reuniu profissionais e estudantes.

I Jornada Assistencial de Radiologia

A I Jornada Assistencial de Radiologia aconteceu no dia 23/11, no Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (ISMEP), em Taguatinga (DF), e contou com uma programação abrangente que reuniu profissionais e estudantes. Na mesa de abertura, o coordenador médico da Radiologia do Hospital Santa Marta, Dr. Fernando Bisinoto Maluf, comentou a importância do trabalho em conjunto entre equipe de enfermagem e técnicos em Radiologia para segurança do paciente, e também elogiou o cronograma do evento por contextualizar a prática da equipe assistencial nesse setor. “Não adianta o médico ser bom radiologista e ter um excelente conhecimento, se o exame não ficar passível de diagnóstico”, comenta. As palestras ficaram por conta dos médicos radiologistas Dr. Valério Alves e Dr. Alexandre Sérgio, e dos tecnólogos em Radiologia Diego Caires, Valdecy Miranda, Deibdy Henrique, Anderson Passos e o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Distrito Federal, Valcir Santos.

Abordando a administração do contraste no exame radiológico, Dr. Alexandre Sérgio ressaltou a importância da atualização dos profissionais de Radiologia que, inevitavelmente, lidam com o contraste e precisam estar atentos ao uso adequado desses medicamentos. “Temos pacientes gestantes, pediátricos, com problemas renais, e para obtermos um exame satisfatório - com o melhor laudo possível - é importante saber qual contraste usar, como administrá-lo e quais os cuidados que se deve ter para cada tipo de paciente,” explica.

Valcyr Santos, falou sobre proteção radiológica, destacando a utilização de técnica para reduzir a área de exposição do paciente à radiação. “O raio x não é perceptível aos nossos olhos. Você não vê, não sente e isso deixa o profissional confortável a não se atentar muito aos detalhes de proteção que são necessários, tanto para ele quanto para o paciente”, comenta.

Da identificação de ossos quebrados à doença, a Radiologia é um dos avanços médicos mais úteis na história. O raio x, por exemplo, é a forma mais antiga e mais comum de imagiologia. Hoje, com todo o desenvolvimento tecnológico, os exames de imagem já permitem a visualização de vasos sanguíneos e até a reconstrução em 3d de diversas estruturas. “Antigamente, para se fazer um exame raio x simples do tórax demorava cerca de 15 minutos, hoje, se gasta 30 segundos no máximo com a digitalização”, relata Deibdy Henrique.

Clique para acessar a galeria de fotos do evento:http://www.hospitalsantamarta.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=889:ijornadaassistencialderadiologia&catid=58:galeria-de-fotos

Última atualização em Sex, 09 de Fevereiro de 2018 14:46