Home Ensino e Pesquisa Comitê de Ética em Pesquisa
Escrito por Tatiana Soares
Seg, 08 de Maio de 2017 12:47

Apresentação

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “múnus público” criado pela comunidade médica e clínica do Hospital Santa Marta (HSM).  O CEP/HSM tem como finalidade acompanhar os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos e garantir a integridade e a dignidade  dos voluntários envolvidos na pesquisa. O CEP/HSM está em funcionamento desde janeiro de 2017, é registrado na CONEP/CNS/MS desde 28 de setembro de 2016 e recebe projetos para análise de origem interna e da comunidade cientifica.

O CEP/HSM é composto por nove membros e tem a função de analisar os projetos de pesquisa que envolva direta ou indiretamente seres humanos. O CEP atua de forma colaborativa e educativa resguardando a ética e a segurança de cada voluntario da pesquisa. Cabe ressaltar que não apenas projetos com intervenção direta, como os da área médica, devem ser submetidos ao CEP. Projetos cuja realização dependa de um questionário aplicado para um determinado grupo, também devem ser submetidos ao CEP, uma vez que os aspectos avaliados não se restringem ao plano dos danos físicos, mas também aos possíveis danos morais.

Há muitas vantagens em ter um projeto aprovado por um CEP registrado na CONEP.  Quando um projeto de pesquisa é aprovado por um CEP, ele passa a ser corresponsável pelos aspectos éticos do projeto. Os projetos avaliados são registrados na CONEP. É importante lembrar que muitas revistas científicas colocam como impeditivo a não aprovação ética ao receberem um artigo para publicação.  Infelizmente, um excelente trabalho de pesquisa sem aprovação prévia do CEP pode não ter a sua publicação aceita.

Última atualização em Qui, 09 de Novembro de 2017 13:57