Home Serviços Unidades Unidade Materno Infantil Diferenciais
DIFERENCIAIS PDF Imprimir E-mail

Diferenciais da Maternidade Santa Marta

Facilitar a experiência dos pais desde a descoberta da gravidez até a saída da maternidade é uma das finalidades do Santa Marta. Por isso, apresentamos alguns projetos que são diferenciais no atendimento do Hospital.

Grupo de Apoio ao Aleitamento

2

Um momento tão mágico quanto o aleitamento materno não pode se tornar um sofrimento. Por isto a maternidade do Santa Marta tem um grupo específico para orientar as mamães que precisam aprender e ensinar seus bebês este ato de amor. É o GAAM – Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno – composto por enfermeiras e técnicas de enfermagem, com o objetivo de estimular o aleitamento, oferecer acompanhamento na amamentação, tirar dúvidas das mães, corrigir a pega do bebê e dar apoio emocional as famílias que precisarem. Os profissionais do GAAM participam mensalmente de atualizações e estudos, sempre procurando o que há de mais atual sobre o tema.

Método Canguru

1

Reconhecida pelo atendimento humanizado, a maternidade do Hospital Santa Marta é pioneira na prática do método canguru. Ele permite a participação dos pais na recuperação dos bebês, por meio do contato com o corpo do seu neném, com um contato direto com a pele, pois além de estabelecer segurança, favorece o desenvolvimento neuropsicomotor e o ganho de peso do bebê.

Teste do Coraçãozinho

1

O Santa Marta realiza o teste do coraçãozinho, que detecta precocemente cardiopatias congênitas. Esse teste é realizado entre as primeiras 24h à 48h de vida do bebê, utilizando oximetria de pulso como ferramenta de triagem.

Hospital Amigo da Criança

1

Para o Santa Marta, aleitamento materno é uma das formas de amor mais fortes entre mãe e filho e por isso tem projetos voltados a este objetivo. Com isso, o Hospital Santa Marta está firmando parceria com o Ministério da Saúde para se tornar um dos hospitais Amigo da Criança.
Essa iniciativa foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo deste projeto é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

Boas Vindas ao Bebê

molduras para site

O Hospital Santa Marta tem um atendimento diferenciado para as mamães que desejam fazer filmagem e fotografar seu parto. Feito o pedido com antecedência*, a futura mãe terá neste momento tão especial, uma sala de parto diferenciada e exclusiva, onde a equipe de filmagem estará presente para perpetuar este instante único na vida de mãe e filho. Ainda recebem um kit com produtos para o bebê, especialmente desenvolvido pela equipe do Santa Marta.

*pagamento a parte

Caderneta de Vacinação

molduras para site.png cartão de vacina

As vacinas são essenciais no primeiro ano do bebê, evitando doenças que podem comprometer toda uma vida. Por ter esse olhar de cuidado, a maternidade do Santa Marta disponibiliza aos pais, a Caderneta de Vacinação para todos os bebês, como uma forma de lembrá-los desse tão importante ato de amor.

Guia do bebê

folder recém nascido3cartilha do bebê - UTINEONATAL206

O Hospital Santa Marta disponibiliza o Guia do bebê com todas as orientações de alta sobre os cuidados com o bebê em casa. Este guia trás informações preciosas para as mamães de como agir nos primeiros momentos de vida dos bebês; como tratar da icterícia, doença comum em recém-nascidos; como funciona o teste do pezinho, tão importante exame para detectar várias doenças; dicas de aleitamento materno; informações sobre o sono do bebê, como melhores posições para dormir; como evitar cólicas, momento este tão angustiante para os pais.
Enfim, é um guia de suma importância para os pais e que o Santa Marta tem o prazer de disponibilizar para ajudar neste momento tão precioso e único na vida de uma família.