Home Serviços Unidades Agência Transfusional
AGÊNCIA TRANSFUSIONAL PDF Imprimir E-mail

molduras para site

Contamos com dois bancos de sangue de apoio - Fundação Hemocentro de Brasília e Hemocentro São Lucas -, onde é realizada toda a parte de captação de doadores de sangue, coleta e processamento dos hemocomponentes e testes sorológicos. A distribuição se dá por meio de solicitação médica, conforme necessidade dos nossos pacientes, ou para estocagem. O Santa Marta realiza toda a parte da imunohematologia do receptor por metodologia em gel centrifugação. A fenotipagem dos principais grupos sanguíneos é realizada como atendimento diferenciado aos pacientes com falciformes e talassemicos, transfusão isogrupo, evitando sensibilização.

Participamos do Controle de Qualidade Externo em Imunohematologia do Ministério da Saúde e temos nota 9.6 em nível de qualidade assistencial em hemoterapia pela ANVISA. O Hospital também é parceiro da Fundação Hemocentro de Brasília e periodicamente realiza campanhas de fidelização de doadores de sangue voluntários, com os colaboradores da instituição.

"A DOAÇÃO DE SANGUE É UM ATO DE AMOR. O DOADOR COM SUA ATITUDE AJUDA A SALVAR VIDAS."

tratada com moldura
Quem pode doar sangue
Ter entre 16 e 67 anos e pesar acima de 50 kg; homens com intervalo de 60 dias (máximo de 4 doações por ano); mulheres com intervalo de 90 dias (máximo de 3 doações por ano);

Condições Básicas para doação

Boa saúde; alimentar-se bem, mas sem uso de comidas gordurosas; sem uso de medicamentos; ter dormido pelo menos 6h por noite; não praticar exercícios físicos antes da doação; não ter ingerido bebida alcoólica 24h antes; não ter colocado piercing, tatuagem e ter feito endoscopia nos últimos 12 meses; não fumar 2h antes da doação; apresentar documento oficial com foto.

Quem não pode doar

Portadores de doenças infectocontagiosas (sífilis, HIV, Chagas, Malária, Hepatite B ou C); parceiros sexuais de portadores de HIV; pessoas com múltiplos parceiros sexuais; que mantiveram relações sexuais sem preservativo nos últimos 12 meses; usuários de drogas injetáveis; mulheres grávidas, amamentando ou que abortaram nos últimos 3 meses.

Horário de funcionamento do Hemocentro - 7h às 18h, de segunda a sábado.